5 de janeiro de 2017

JORNADA AO MINIMALISMO // SEASON 1 EP PILOT

Tudo certo com vocês?
Hoje eu vim contar um pouco sobre a minha jornada ao minimalismo. A busca por um estilo de vida mais leve, sem excessos ou extravagâncias,

Tudo começou no ano passado quando eu realmente percebi que estava gastando muito dinheiro com coisas totalmente desnecessárias. Meu guarda roupa vivia cheio e eu reclamava que não tinha o que vestir. Meu quarto vivia bagunçado, cheio de coisas espalhadas por todo canto e muitas delas não eram úteis ou tinha demais, por exemplo canetas, lápis, etc.

Parei para pensar e percebi que não precisava de tudo aquilo e  poderia viver com muito menos das coisas que eu tenho.

A outra vertente que me fez pensar em aderir ao estilo minimalista foi o fato de eu me mudar (a princípio vou me mudar só em fevereiro). Eu iria querer tudo aquilo que eu tenho no meu quarto multiplicado por vários cômodos? Óbvio que não.

Comecei aos poucos a rearranjar a minha vida. E comecei pelo mais fácil. O guarda roupa. Percebi que tinha peças demais e algumas de menos e ainda tinha peças que não combinavam entre si ou só combinavam com uma peça de roupa.

Olhei. Separei. Perguntei se eu usei nos últimos tempos ou se poderia usar nos próximos meses. Dei mais uma olhada. Tirei um monte de roupas da primeira vez. Repeti o processo. Resgatei roupas da primeira leva e tirei roupas que ainda ficaram no guarda roupa.

Antes de eu me mudar, quando tiver empacotando as coisas farei mais uma limpa para ficar apenas com o necessário.

Esse é o objetivo do meu  minimalismo. Ficar apenas com o necessário e ter um consumo mais consciente das coisas. Mas em que sentido? Por exemplo, antes eu tinha mais de 7 tipos de perfume. Sei que para alguns esse número pode até ser pouco mas parei pra pensar e vi que eu não precisava de tudo isso, afinal uso só um. E esse é o número de perfumes que eu tenho hoje. 

Ainda estou evoluindo neste sentido. Tenho muito que melhorar, principalmente nas maquiagens, acho que tenho um número exagerado de paletas de sombras, lápis de olhos e batons, muitos deles com cores mega parecidas.

Mas tudo vai ser melhorado aos poucos. 

Outro lugar na qual eu pretendo aplicar o minimalismo será minha futura casa. Comprando apenas o essencial e funcional. Já tenho alguns itens que acho que serão suficientes como jogos de toalha, panos de pratos, potes pra alimento, etc

Acompanho vários canais de pessoas minimalistas (tanto em português como em inglês) que me ajudam a pensar sobre o que é necessário e o que não é. É claro que isso varia de pessoa pra pessoa. E em um desses canais há uma série chamada "Diário Minimalista"  no qual a Rosana Drake (que está gravidinha) mostra os itens que se desfez ou adquiriu conforme a necessidade. Irei me inspirar na série dela e fazer o meu também. Decidi chamar de Jornada ao Minimalismo  porque acho que eu ainda tenho um longo caminho pela frente e espero que vocês estejam sempre por aqui me acompanhando,

Nenhum comentário

Postar um comentário

© LUÍSA BELÉM
Maira Gall